QUEM SOMOS

O Coletivo Círculo de Cultura é uma empresa que foi fundada no primeiro semestre de 2014, com o propósito de desenvolver, ofertar e responder a demandas de serviços por assessoria e consultoria pedagógica e de supervisão técnica, oriundas sobretudo das áreas relacionadas com as políticas públicas de assistência social e educação, de instituições do poder público ou do terceiro setor.

​Pautado pela experiência da responsável técnica dessa proposta – o Coletivo Círculo de Cultura, em todos os trabalhos que desenvolve, se orienta pelas seguintes formas e procedimentos metodológicos:

  • Leitura do Mundo: levantamento, estudo e tematização das questões concretas que são pertinentes dentro de cada contexto de trabalho específico. Essas questões concretas não são apenas de ordem material, mas também dizem respeito às formas ideológicas, políticas e culturais que assumem na concepção e na relação que os sujeitos expressam praticam entre si.

  • Círculo de Cultura: diz respeito à forma que adotamos para a realização das atividades de capacitação, formação, planejamento e avaliação. Essa forma representa o nosso compromisso com o princípio da dialogia, segundo o qual o conhecimento e os compromissos visados pelo nosso trabalho devem ser construídos coletivamente, por meio do levantamento e da problematização de todos os saberes e experiências dos sujeitos que compõem um grupo, relativos a cada temática específica. Isso não significa que não fazemos uso de uma diretividade dialógica, ou seja, há sempre um planejamento a ser seguido, com uma intencionalidade e valores claramente estabelecidos, sob a responsabilidade da assessoria técnica ou de seus auxiliares.

  • Registro, Avaliação e Sistematização: Consideramos de suma importância o registro de todas as atividades que desenvolvemos. Esse registro deve ser o suporte tanto dos momentos de avaliação, como instrumento de resgate de uma construção coletiva processual, quanto das atividades especialmente dedicadas à sistematização, ou seja, a organização dos registros e dos resultados dos momentos de avaliação na forma de conhecimentos consolidados ao final de cada uma das etapas definidas dentro de um processo de trabalho.

logo sem fundo.png